Assinatura RSS

Bolo de chocolate trufado

Publicado em

Faz tanto tempo que estou enrolando para postar essa receita aqui… mas eu sou a melhor do mundo em fazer a receita, tirar as fotos e só resolver postar um mês depois!

No início de fevereiro foi aniversário da minha mãe eu ainda estava de férias no interior de Minas Gerais. Eu já havia feito esse mesmo bolo em outra data, e a propaganda foi grande, então não bastou 2 minutos de conversa para que ela quisesse que eu repetisse a dose!

Agora pensa comigo: bolo de chocolate, recheio de trufa de amora e cobertura de mousse. Tem como ficar ruim? Acho que não né!!!

A receita do bolo é de um dos meus sites preferidos de culinária, o Café Fernando. O site é todo em inglês, mas mesmo que você não manje nada da língua, faça um esforcinho, apele para o google, pois as receitas do Cenk, o autor do blog, são irresistíveis!!!

Já a receita do mousse de chocolate foi dada pelo Olivier, e ele explica certinho como fazer AQUI.

Bolo:

2/3 copo de farinha de trigo

2/3 copo de cacau em pó

1 e 1/2 colheres de extrato de baunilha

4 e 1/2 colheres de manteiga derretida (a medida de 4 e 1/2 colheres de manteiga é antes dela ser derretida. Meça essa quantidade e depois derreta em uma frigideira sem deixar a manteiga queimar, deixe ela esfriar e use na receita)

6 ovos grandes

1 copo de açúcar

Para molhar o bolo depois de pronto usei 1 lata de refrigerante de guaraná.

A receita é bem fácil e deu pra notar que não leva fermento,não é?

Misture a farinha com o cacau em pó e passe a mistura em uma peneira duas ou três vezes.

Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até ficar com um aspecto esbranquiçado. Coloque a tigela onde vc bateu a mistura em uma vasilha com água bem quente (como se fosse um banho maria) e continue mexendo com uma colher (não pare de mexer para os ovos não cozinharem). Quando a mistura estiver morna ao toque está pronto.

Tire do banho maria e volte a bater na batedeira até que a massa triplique de tamanho. Demora alguns minutos.

Pare de bater e adicione a farinha com o cacau aos poucos, misturando delicadamente com uma colher, até ficar homogêneo.

Adicione a baunilha na manteiga derretida, junte 4 colheres da massa do bolo e misture bem. Junte essa nova mistura com a massa do bolo, mexa delicadamente com uma colher até que tudo fique encorporado.

Unte uma assadeira (usei uma de 26cm de diâmetro) com manteiga e farinha de trigo, coloque um círculo de papel manteiga no fundo, coloque a massa e leve ao forno pré aquecido em temperatura média por uns 25 minutos, ou até que o centro esteja bem assado (faça o teste do palitinho).

Depois de assado, deixe o bolo esfriar bem, desenforme e corte-o ao meio no sentido do comprimento com uma faca comprida.

Trufa:

200g de chocolate branco

1 lata de creme de leite com soro (porém eu misturo bem o creme ao soro com um garfo antes de usar)

1 xícara de amoras (ou morangos, framboesas, cerejas..)

2 colheres de sopa de açúcar

suco de meio limão

3 colheres de vinho tinto

3 colheres de sopa de água

A trufa é composta de dois passos.

Primeiro eu pico bem o chocolate branco, misturo o creme de leite e levo ao banho maria até ficar um creme liso e bonito.

Enquanto o chocolate derrete, faço a segunda parte:

Em uma panela misturo as amoras, o açúcar, o suco do limão, o vinho e a água e levo ao fogo baixo deixando ferver até as amoras começarem a desmanchar e tomar um aspecto de geleia.

Misturo as duas partes e deixo esfriar na geladeira por 30 minutos.

O Mousse de Chocolate:

Eu segui a receita exatamente como ela é ensinada pelo Olivier, mas ao invés de deixá-lo quatro horas na geladeira, deixei apenas 30 minutos.

Para montar, acomodo a primeira metade do bolo onde eu vou servi-lo, rego com metade da lata de guarana, coloco a trufa, tampo com a outra metade do bolo, molho com o que sobrou do guaraná, espalho o mousse como cobertura e levo para gelar por, no mínimo, duas horas.

Nossa! Acho que essa é a receita mais longa que já passou pelo blog, mas bolo de festa é demorado, esse vale o esforço!

Mês passado as amoras grandes, lindas e vermelhas ainda estavam pipocando lá no interior de minas, mas como a época do morango está chegando, vamos aproveitar, não é?!

 

Sobre cozinhavegetal

Cozinheira e vegetariana, adoro descobrir novas receitas e testar a combinação de novos sabores. Sempre vem alguém me dizer: como assim você não come carne? Você come o que então? A resposta está aqui!! Vegetarianos também podem comer bem!

Deixe uma resposta

