Assinatura RSS

Feijão tropeiro vegetariano

Publicado em

Como boa mineira, tenho o feijão tropeiro como um de meus pratos preferidos. Antes de me tornar vegetariana, a receita reinava em casa, mas desde que cortei a carne da minha alimentação não havia parado para pensar em uma versão sem as linguiças e torresmos.

A versão vegetariana é tão saborosa quanto a versão normal, muito menos calórica e super fácil de fazer. Como moro sozinha e estudo a maior parte do tempo, na maioria das vezes compro o feijão pronto em caixinhas no supermercado, mas para quem vai fazer em casa, é só cozinhar o feijão como de costume. Eu uso o carioca ou fradinho.

Primeiro eu hidratei a soja (já expliquei como AQUI) e espremi bem. Refoguei no azeite com alho e cebola picados até que a soja ficasse bem sequinha, adicionei umas 3 colheres de shoyo e deixei secar novamente.

Juntei ervilhas, cenoura picada e vagem picada, o feijão cozido, mas sem o caldo. Deixei tudo refogar bem, corrigi o sal, e coloquei um pouco de pimenta do reino moída na hora.

Quando tudo estava bem cozido, coloquei uma colher rasa de manteiga e misturei até derreter, nesse ponto junto a farinha de mandioca, misturo e já está pronto.

No lugar da farinha de mandioca, também pode usar aquelas farofas compradas prontas que já são apimentadas.

Para ficar ainda melhor, pode misturar couve refogada depois de pronto! Um cheiro verde picado também vai muito bem!

 

Sobre cozinhavegetal

Cozinheira e vegetariana, adoro descobrir novas receitas e testar a combinação de novos sabores. Sempre vem alguém me dizer: como assim você não come carne? Você come o que então? A resposta está aqui!! Vegetarianos também podem comer bem!

»

  1. Jonas Trindade

    Opá anotada a receita valew Gi\o.

    Responder
  2. Oi, quais as marcas de feijão que você usa? Quero saber quais são os vegetarianos de verdade porque muitos condimentos usados podem ter carne na composição. Por exemplo tem esse da Quero http://www.quero.com.br/vegetais/feijao-carioca-tr-340.htm, mas eu não tenho certeza se é vegetariano, mandei até um e-mail pro SAC mas nunca me deram resposta.

    Responder
    • Oi Matheus, eu compro de três marcas diferentes. Compro esse Quero, o Camil e o Heinz, apesar que o Heinz eu só encontro na versão feijão branco.
      Nenhum deles acusa o uso de ingredientes animais no rótulo, mas vou ser sincera, eu ainda não havia pensado sobre esse tal condimento que eles falam no rótulo porém não descrevem os ingredientes.
      Vou tentar entrar em contato com as marcas também, se eu descobrir aviso você.

      Responder
    • Acabo de me lembrar, já comprei da Hemmer também!🙂

      Responder
      • Essas marcas eu não acho por aqui não. Só achei da Quero. Moro em Salvador, Bahia. Agora o grão de bico é mais seguro mesmo que tem só salmoura.

  3. Eu também sempre olho no rótulo. Mas esse “condimento preparado para feijão” pode ter ingredientes de origem animal, por exemplo carne, que é bastante comum em temperos para feijões. Daí, quem é mais radical no vegetarianismo, na dúvida não come, tenta entrar em contato com o SAC da empresa.

    Responder
    • Normalmente eu olho todos os rótulos, principalmente depois de descobrir que tem até produtos de queijo por aí cujo condimento é feito a partir de carne em pó! Depois disso passei a olhar com mais cuidado as embalagens, mas o feijão foi descuido! rs
      Vou entrar em contato com o SAC das marcas, obrigada.😉

      Responder
      • A maioria dos queijos brasileiros usa coalho de origem animal, ou seja substâncias retiradas do estômago dos bois/ vacas abatidos para coalhar o queijo. Se o queijo tiver quimase, lipase ou pepsina, envolveu o abate do animal e o coalho que ode ter sido de um boi adulto ou vitela (bezerros criados anêmicos para pratos finos). “Estima-se que o coalho de origem animal seja utilizado em 80% dos queijos fabricados no Brasil”: http://territorio-de-exilio.blogspot.com/2007/05/queijos-x-coalho-animal.html

      • Oi Matheus, com relação a isso acho que sou sortuda! Minha família mora no interior de MG e envia todo mês para mim os queijos fabricados na cidade deles, e aqui existe uma senhora que é vegetariana há quase 60 anos e produz vários tipos de queijo, inclusive queijos finos, a partir dos animais que ela cria, sem matá-los é claro. Além disso, a produção é pequena, apenas local e os queijos são feitos de forma artesanal.🙂

      • É, vc deu sorte mesmo, mas infelizmente a maioria de nós não tem. Eu mesmo não como laticínios, mas se fossem criados dessa forma acho que consumiria, com moderação é claro.

      • Matheus, entrei em contato com as marcas que falei, a Heinz e a Quero não responderam aos meus e-mails e não consegui falar no telefone do SAC da Quero, a Camil e a Hemmer me responderam dizem que o condimento preparado é feito a partir de sal,óleo e alho apenas. Com essas duas pode ficar tranquilo🙂

  4. Neuza e Jaime

    Preciso saber se esse condimento preparado para feijão da marca Quero, leva algum tipo de ingrediente animal. Sou vegetariana e para mim essa informção é importante.

    Responder

Deixe uma resposta

