Assinatura RSS

Almoço Oriental Homemade

Publicado em

Olás!!

Se tem uma coisa que eu amo incondicionalmente, é comida oriental!!!
Aqueles rolinhos crocantes e deliciosos estralando  na boca, o shimeji molhadinho no molho de shoyo e manteiga, os tempurás deliciosos de legumes… é tudo uma tentação!!

Já há algum tempo eu havia me decidido que aprenderia fazer alguma coisa oriental que fosse. Não me especializar, ou algo assim… mas saber fazer algo para matar a vontade quando ela batesse.

Essa semana, então, fui atacada pela vontade de comer onigiris, mas já fui à vários restaurantes orientais aqui em São Carlos e nunca achei nada que estivesse próximo. Resolvi fazer eu mesma, e o resultado foi bemmmm satisfatório!! (perguntem pro namorado, que me ajudou a devorá-los)

 

Os Onigiris são super fáceis de fazer, e eu dei uma “abrasileirada” nos ingredientes para o recheio.

O arroz ( Gohan ):

Se você tiver uma daquelas panelas de arroz elétricas, ótimo!! Se não, então faça como eu fiz.

Para 5 Onigiris desse tamanho eu usei 1 xícara de arroz japonês, aquele de grão curto e gordinho. (não me vá usar arroz normal achando que dá certo porque NÃO dá!!!!)

Mesma medida de água.

Primeiro você lava bem o arroz até que a água pare de escorrer branca e comesse a escorrer transparente.

Daí você deixa o arroz de molho na água por 30 minutos, transfere tudo junto para uma panela e cozinha em fogo baixo com a panela tampada por uns 15 minutos, até a água secar.

Deixe ele descansar tampado por 10 minutos depois de ter desligado o fogo.

Para o recheio, acho que cada um pode inventar o seu. Aqui em casa eu criei 2 diferentes:

Alho poró: Refoguei o alho poro fatiado fininho em azeite, misturei uma colher de cream cheese.

Shitake: Lavei e piquei o shitake em cubinhos, coloquei uma colher de manteiga e levei ao fogo em uma frigideira tampada até soltar a água. Coloquei shoyo e cebolinha picadinha, esperei um ou 2 minutos e desliguei.

Agora, para explicar como se molda os bolinhos, é melhor vocês darem uma olhada nesse vídeo que eu achei AQUI, porque é difícil entender apenas lendo. O vídeo está em inglês, mas dá para entender apenas vendo as imagens, ok?!

Depois de pronto você pode colocar uma folha de alga em volta ou furikake (esse pozinho da foto, que você encontra em casas de artigos para culinária oriental).

Mas eu não me contive em parar no Onigiri, e resolvi fazer um shimeji na manteiga, aquele dos restaurantes, sabe??

Facinho!!

Só separar as cabecinhas do shimeji, lavar bem, e fazer do mesmo jeito que eu fiz com o shitake. Refogando na manteiga e depois colocando o shoyo e a cebolinha.

A cebolinha eu prefiro colocar depois, na hora de servir só, para ficar mais crocante! =D

Ta aí, um almoço oriental feito em casa e rapidinho!! =D

 

Bom final de semana!

Sobre cozinhavegetal

Cozinheira e vegetariana, adoro descobrir novas receitas e testar a combinação de novos sabores. Sempre vem alguém me dizer: como assim você não come carne? Você come o que então? A resposta está aqui!! Vegetarianos também podem comer bem!

Deixe uma resposta

