Assinatura RSS

A Saga Do Cheesecake: O Cheesecake dos Meus Sonhos

Publicado em

Pensem em uma pessoa feliz!!

Já fazia tanto tempo que eu vinha tentando achar a receita perfeita de cheesecake que eu já não aguentava mais ver cream cheese na frente!

Eu não sei, mas acho que a melhor explicação para mim é que sou fresca mesmo! Sabe quando você enfia uma idéia na cabeça e não sossega enquanto não resolve isso? Eu estava assim, nenhuma receita era boa o bastante porque eu já estava com o exato cheesecake que eu queria fazer na cabeça, mas faltava a receita.

Em uma de minhas andanças nos inúmeros sites de receitas que acompanho, dei de cara com aquela que parecia ser a perfeita, o “the one”, o “my precious” dos cheesecakes no site Joy of Baking (que é excelente, por sinal), mas quando li que era necessário 1 kg (Ummmmmmm kilooooooo) de cream cheese, resolvi deixar pra lá e segui a vida!

Eis que há umas 2 semanas encontrei a bendita receita sendo colocada em prática em outro blog que adoro, o A Cozinha Coletiva, e decidi que iria tentar, mas usando 600g e não UMMMM KILOOOO!

O resultado? Da pra ver nas fotos e imaginar, mas para quem não tiver uma imaginação tãooo fértil eu digo: Foi o melhor cheesecake que já comi na vida!!!!

A receita ficou diferente pela quantidade do ingrediente e porque ao invés de usar o creme azedo para cobrir fiz uma caldinha deliciosa de frutas.

Ingredientes:

Massa:

Um pacote de 200g de biscoito maizena

1/4 de xícara de açúcar refinado

1/2 xícara de manteiga derretida

Creme:

600g de cream cheese em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar refinado

3 colheres de sopa de farinha de trigo

5 ovos

1/3 de xícara de creme de leite

raspas de 1 limão

1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Fazer:

Massa:

Triture os biscoitos no liquidificador até ficar bem triturado e fino.

Misture o açúcar e depois a manteiga derretida.

Espalhe em uma forma de aro removível (usei uma de 23cm de diâmetro) tanto no fundo quanto nas beiradas. A camada de massa de biscoitos ficará bem fininha, mas é assim mesmo, e as beiradas com massa terão uns 3cm de altura.

Tampe com um plástico e leve à geladeira enquanto faz o creme.

Creme:

Primeiro bati na batedeira o cream cheese até ficar cremoso, adicionei o açucar e a farinha e bati mais até ficar homogêneo. É importante ir raspando as laterais, pois o cream cheese tende a acumular e grudar nas paredes da tigela e, assim, o creme não ficará homogêneo.

Ainda batendo, adicione os ovos um a um, e bata por alguns segundos entre um ovo e o outro.

Coloque os restantes dos ingredientes e bata até misturar bem.

O creme estará com algumas bolhas na superfície.

Coloque o creme na assadeira com cuidado para os biscoitos não se soltarem e leve ao forno pré aquecido a 170 graus.

Agora vem o truque eu eu vi la no link do A Cozinha Coletiva que eu postei acima. A técnica é do Richie, o escritor do blog, e ajudou a deixar o cheesecake perfeito, branquinho e massudinho:

Você vai levar o cheesecake ao forno pré aquecido a 170 graus e deixá-lo assar por 15 minutos, depois desse tempo você irá abaixar a temperatura para 120 graus. Como os fornos convencionais só chegam à temperatura de 120 graus, o Richie dá a dica de forrar o fundo do forno com uma assadeira grande.

Feito isso, eu deixo ele assar por 1:20h.

Agora vem o meu truque!!

Desligo o forno e não abro a porta, não mexo no cheesecake!!!

Mexer pra que, minha filha?? Deixa o coitado quieto lá dentro!!! Larga ele lá por umas 5 horas ou mais, para que ele esfrie bem!!

O que acontece é que, se você abrir a porta do forno ou balançar a assadeira, o seu cheesecake irá murchar!!

Então deixa ele lá dentro quieto que você vai ver, no dia seguinte ele vai estar lá, lindo, enorme!! Ok?!

No dia seguinte você pode levá-lo à geladeira por umas 2 horinhas e aí tirá-lo da forma e colocar uma calda ou geléia por cima.

Dá pra comprar uma geléia de morango ou de framboesas, amoras, cerejas… e colocar por cima, mas se você quer fazer uma calda linda e saborosa como essa, aqui fica a receita:

Ingredientes:

Duas xícaras de frutas vermelhas (usei morangos e mirtilos)

2 colheres de açúcar refinado

3 colheres de vinho tinto

Modo de fazer:

Misture as frutas e o açúcar e leve ao fogo baixo até começar a formar uma calda. Adicione o vinho e deixe apurar. Depois deixe esfriar antes de colocar no cheesecake.

Para dar esse efeito marmorizado por cima é fácil, fácil!

Espalhei por cima da torta umas 3 colheres de creme de leite até fazer uma camada fininha. Depois coloquei colheradas de calda por cima e, com a ajuda de um palitinho de madeira fui misturando os dois, fazendo esse efeito marmorizado.

Podem fazer e experimentar sem medo!! A receita fica carinha mas eu juuuuuuro que vale a pena!! Fica bom demais!!!!!

A textura é incrível, massudinha mas aerada ao mesmo tempo!

Boa semana para vocês

Beijinhos

Sobre cozinhavegetal

Cozinheira e vegetariana, adoro descobrir novas receitas e testar a combinação de novos sabores. Sempre vem alguém me dizer: como assim você não come carne? Você come o que então? A resposta está aqui!! Vegetarianos também podem comer bem!

»

  1. nossa achei essa receita de mais e vou tentar fazer, até pq eu ja estava com muita vontade de comer esse doce

    Responder
  2. Ola! Não é mesmo delicioooso? Compensa cada caloria! hahaha
    Que bom que gostou da receita! Adorei as fotos, bjo!

    Responder
  3. Eu fiz o Cheese Cake aqui em casa, ficou uma delicia, mas eu msm fis o cream cheese, economizei bastatnte e ficou com o msm gosto, ficou delicioso, parabens pela receita.

    Responder
  4. a receita de cream cheese é muito simples e facil, eu peguei ela no site do +vc, la vai ela:

    ingredientes

    3 copos (tipo requeijão) de leite – 750 ml
    1 copo (tipo requeijão) de amido de milho – 110 g
    1 xícara (chá) de manteiga sem sal
    Sal a gosto
    1 lata de creme de leite com soro

    modo de preparo

    Numa panela, leve ao fogo o leite misturado ao amido de milho, à manteiga e ao sal.

    Deixe até formar um creme (por, mais ou menos, 15 min).

    Retire do fogo e deixe amornar.

    Leve para a batedeira e bata a mistura com o creme de leite por 10 min.

    Leve à geladeira e deixe lá de um dia para o outro.

    Retire da geladeira e bata com um batedor de arame para dar cremosidade e clarear um pouco.

    Rendimento: 1 kg

    espero que goste!😀

    Responder

Deixe uma resposta

