Assinatura RSS

Carne de Soja Refogada para Recheios

Publicado em

Não é difícil fazer uma carne de soja bem feita, mas é tão fácil fazer uma carne de soja mal feita!!

Já ouvi várias pessoas dizendo que até comeriam carne de soja todos os dias se soubessem fazer, se ela não ficasse encharcada ou com gosto estranho terroso.

A receita é facinha, facinha… Mas tem alguns macetes pra deixá-la sequinha e sem o gosto forte, além disso, depois de pronta, pode ser usada como recheio de pastéis, panquecas ou salgadinhos, como esfihas!

Esta receita faz o suficiente para o recheio de 4 panquecas, e alguns ingredientes podem ser substituídos por outros:

Ingredientes:

1 xícara de pts miúda clara

1/2 pimentão cortado em cubinhos (vermelho e amarelo ficam melhor por não serem tão ácidos como o verde)

1 tomate picado em cubinhos

1/2 xícara de palmito picadinho

1/2 xícara de azeitonas picadinhas

sal e pimenta

vinagre

Modo de fazer:

Hidratar a soja:

Coloque a soja em um pote com vinagre suficiente para cobri-la, adicione água fervente até uns 3 dedos acima da soja e deixe descançar por 5 a 10 minutos. (se quiser pode adicionar alguma erva para dar aroma)

Jogue a água com o vinagre fora e lave rapidamente a soja. Coloque novamente no pote com mais água fervente e deixe por mais 5 minutos para acabar de soltar o gosto. Depois, em uma peneira, lave bem a soja esfregando-a nas beiradas e, então, vá espremendo pequenas porções com as mãos. Esprema bem até sair toda a água e ela ficar bem sequinha!

Recheio:

Refogue a pts em uma penela com um fio de azeite, uma pitada de sal, cebola e alho picadinhos.

Neste momento a soja irá grudar bastante na panela, mas isso é normal. Raspe bem o fundo com uma colher de pau e coloque o tomate e pimentão picadinhos.

Eles irão soltar água e começar a formar um caldo leve.

Adicione o palmito e azeitonas e deixe refogar bem!

É importante que forme um caldo leve, mas não o suficiente para encharcar a soja. Se secar demais vá adicionando um pouco de agua fervente para o caldo apurar.

Quando tudo estiver bem cozido e começar a secar está pronto!

Dependendo de onde utilizará o recheio pode deixá-lo mais seco ou mais molhadinho.

A receita da massa para a panqueca acima está aqui!

Bom apetite, beijinhos e até mais!

Sobre cozinhavegetal

Cozinheira e vegetariana, adoro descobrir novas receitas e testar a combinação de novos sabores. Sempre vem alguém me dizer: como assim você não come carne? Você come o que então? A resposta está aqui!! Vegetarianos também podem comer bem!

»

  1. Oi Querida, tudo bem?????? Vi seu site no TCM. Tb nao como carne. Bom, na verdade e como peixes e frutos do mar. MAs vamos lá… Posso dar uma dica? Eu nao uso vinagre e nao espremo com as maos pq eu acho meio… sujinho colocar as maos. Só uso AGUA e espremedor de batatas! Ah, e a carne nao fica com gosto de papelão. Hahaha. Bom, eu hidrato ela assim: coloco a pts ( a pequena / ralada mesmo) numa peneira e lavo ela de baixo da torneira. Coloco ela de molho em agua fria uns 2 minutinhos, e jogo a agua fora ( a agua vai estar meio marrom). Coloco mais agua e jogo fora. Faço isso umas 2 vezes ( enquanto corto cebolas etc e a outra agua ferve). Depois coloco agua quente e deixo ela la de molho mais uns 3 minutinhos. E, ao final, espremo no espremedor de batatas! Sai toda a agua! E a pts nao sai pra fora? NAOOOOOOOO! Faço isso com todos os tamanhos de pts. Ela fica hidratada mas sem agua dentro. É super importante ela nao ter agua dentro pra poder SUGAR pra si o sabor dos outros ingredientes, molhos, ervas, condimentos. Ela sem agua dentro funciona como uma esponjinha🙂 Depois vc tenta o espremedor de batatas super facilitará sua vida ao preparar pts. Beijos

    Responder
    • Oi Nanda tudo bem?
      Nossa adorei sua idéia de espremer a pts no espremedor de batatas!!
      Já ví espremerem na peneira mesmo com a ajuda de uma colher, mas acho que a soja fica meio enxarcada assim, aí espremo com as mãos mesmo! Mas adorei a dica!!! Vou fazer assim da próxima, pois ela deve ficar bem mais sequinha!!
      O vinagre eu coloco só para tirar o gosto forte, acho que meu paladar é muito sensível com o gosto da soja, porque sem o vinagre eu sinto gosto de terra, sabe!!
      Mas gostei mesmo da dica, pois nunca faço a pts grandona por não conseguir deixá-la bem sequinha!! =D
      Obrigada!!
      Beijos!

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: